(clique para saber mais)
( 4 horas-aula) TÓPICOS GRAMATICAIS RELACIONADOS À REDAÇÃO DE SENTENÇAS E DE ACÓRDÃOS
Uma aula de Gramática só sobre o que realmente importa para a redação de boas peças.
(1 hora-aula) Muitos têm dificuldade de abrir novo parágrafo por pensarem que a abertura é uma questão objetiva e que, portanto, sempre existirão pistas no texto a indicá-la. Esse entendimento é equivocado. Nessa parte do Curso serão apresentadas técnicas de abertura de parágrafos de sentenças e de acórdãos a fim de que você se sinta seguro(a) quanto à organização da mensagem.
(4 horas-aula) Você verá aspectos importantes sobre esses dois fenômenos linguísticos e, consequentemente, aprenderá a guiar o leitor pela decisão judicial de maneira proficiente.
( 4 horas-aula) TÓPICOS GRAMATICAIS RELACIONADOS À REDAÇÃO DE SENTENÇAS E DE ACÓRDÃOS
Uma aula de Gramática só sobre o que realmente importa para a redação de boas peças.
(1 hora-aula) Muitos têm dificuldade de abrir novo parágrafo por pensarem que a abertura é uma questão objetiva e que, portanto, sempre existirão pistas no texto a indicá-la. Esse entendimento é equivocado. Nessa parte do Curso serão apresentadas técnicas de abertura de parágrafos de sentenças e de acórdãos a fim de que você se sinta seguro(a) quanto à organização da mensagem.
(4 horas-aula) Você verá aspectos importantes sobre esses dois fenômenos linguísticos e, consequentemente, aprenderá a guiar o leitor pela decisão judicial de maneira proficiente.
(5 horas-aula) Aprenda a escrever o relatório, a fundamentação e o dispositivo, com exercício de revisão gramatical e estilística de uma sentença cível.
● Formas de exibição dos elementos essenciais da sentença (relatório, fundamentos e dispositivo)
● Regra geral de escrita da sentença
● Sentença e silogismo
● Aspectos redacionais comuns ao relatório e à fundamentação
● O RELATÓRIO
● Como relatar: ordem lógica ou cronológica?
● Frases e expressões a serem evitadas
● Relatório per relationem
● Identificação de todas as partes (necessidade?)
● Relatório em processos julgados simultaneamente
● Verbos que podem ser empregados
● Frases de transição
A FUNDAMENTAÇÃO (OS FUNDAMENTOS)
● Emprego da ordem lógica (prejudicialidade)
● Sentenças terminativas e definitivas – extensão dos fundamentos
● Ordem de análise das questões (com dezenas de exemplos com redação correta)
● Esquema de apreciação de cada questão (com exemplo)
● Análise das preliminares
● Técnicas de argumentação
● Termos e expressões a serem evitados
● Tutelas provisórias e sanções processuais (exemplos com redação correta)
● O DISPOSITIVO
● Dispositivo direto e dispositivo indireto
● Redação de dispositivos complexos
● Redação do dispositivo em sentenças terminativas e definitivas
● Redação do dispositivo em casos de cumulação própria e imprópria
● Indeferimento da petição inicial, julgamento liminar de improcedência, tutelas provisórias e denunciação da lide (exemplos de redação correta do dispositivo)
● A expressão “julgo procedente o pedido e condeno o réu”
● Redação do campo que versa sobre honorários advocatícios, honorários periciais e remessa necessária
● Despesas e custas processuais
● Decair “de” e sucumbir “em” parte mínima dos pedidos
● A estrutura “homologo o pedido de desistência para que surtam seus efeitos jurídicos”
● Determinações finais (na sentença de embargos à execução; na sentença de ação de investigação de paternidade; na sentença em que há notícia de crime; na sentença em que há necessidade de correção do nome da parte; na sentença que concede a gratuidade da justiça; na sentença que defere pedido de retirada do nome da parte autora dos órgãos de proteção ao crédito; na sentença penal condenatória; na sentença trabalhista)
● EPÍLOGO DA SENTENÇA
● FECHO DA SENTENÇA
● BÔNUS: DESPACHOS E INTERLOCUTÓRIAS
(5 horas-aula) Aprenda a redigir a ementa, o relatório e o voto.
● ACÓRDÃO COMO O JULGAMENTO PROFERIDO PELOS TRIBUNAIS
● ACÓRDÃO COMO DOCUMENTO
● ESTRUTURA DO ACÓRDÃO
● Elementos de identificação (protocolo inicial e protocolo final)
● Elementos de conteúdo: redação do relatório, dos fundamentos (voto) e do dispositivo
● REDAÇÃO DE EMENTAS (METODOLOGIA)
(4 horas-aula) Vírgula e ponto e vírgula: meu objetivo é fazer que você aprenda de uma vez por todas esses sinais de pontuação.
(1 hora-aula) Aprenda técnicas para deixar suas minutas gostosas de ler. Quando a escrita possui ritmo, o leitor lê o texto não apenas por obrigação, mas por prazer. Ritmo é a principal qualidade de toda produção textual de qualidade.
(5 horas-aula) Aprenda a escrever o relatório, a fundamentação e o dispositivo, com exercício de revisão gramatical e estilística de uma sentença cível.
● Formas de exibição dos elementos essenciais da sentença (relatório, fundamentos e dispositivo)
● Regra geral de escrita da sentença
● Sentença e silogismo
● Aspectos redacionais comuns ao relatório e à fundamentação
● O RELATÓRIO
● Como relatar: ordem lógica ou cronológica?
● Frases e expressões a serem evitadas
● Relatório per relationem
● Identificação de todas as partes (necessidade?)
● Relatório em processos julgados simultaneamente
● Verbos que podem ser empregados
● Frases de transição
A FUNDAMENTAÇÃO (OS FUNDAMENTOS)
● Emprego da ordem lógica (prejudicialidade)
● Sentenças terminativas e definitivas – extensão dos fundamentos
● Ordem de análise das questões (com dezenas de exemplos com redação correta)
● Esquema de apreciação de cada questão (com exemplo)
● Análise das preliminares
● Técnicas de argumentação
● Termos e expressões a serem evitados
● Tutelas provisórias e sanções processuais (exemplos com redação correta)
● O DISPOSITIVO
● Dispositivo direto e dispositivo indireto
● Redação de dispositivos complexos
● Redação do dispositivo em sentenças terminativas e definitivas
● Redação do dispositivo em casos de cumulação própria e imprópria
● Indeferimento da petição inicial, julgamento liminar de improcedência, tutelas provisórias e denunciação da lide (exemplos de redação correta do dispositivo)
● A expressão “julgo procedente o pedido e condeno o réu”
● Redação do campo que versa sobre honorários advocatícios, honorários periciais e remessa necessária
● Despesas e custas processuais
● Decair “de” e sucumbir “em” parte mínima dos pedidos
● A estrutura “homologo o pedido de desistência para que surtam seus efeitos jurídicos”
● Determinações finais (na sentença de embargos à execução; na sentença de ação de investigação de paternidade; na sentença em que há notícia de crime; na sentença em que há necessidade de correção do nome da parte; na sentença que concede a gratuidade da justiça; na sentença que defere pedido de retirada do nome da parte autora dos órgãos de proteção ao crédito; na sentença penal condenatória; na sentença trabalhista)
● EPÍLOGO DA SENTENÇA
● FECHO DA SENTENÇA
● BÔNUS: DESPACHOS E INTERLOCUTÓRIAS
(5 horas-aula) Aprenda a redigir a ementa, o relatório e o voto.
● ACÓRDÃO COMO O JULGAMENTO PROFERIDO PELOS TRIBUNAIS
● ACÓRDÃO COMO DOCUMENTO
● ESTRUTURA DO ACÓRDÃO
● Elementos de identificação (protocolo inicial e protocolo final)
● Elementos de conteúdo: redação do relatório, dos fundamentos (voto) e do dispositivo
● REDAÇÃO DE EMENTAS (METODOLOGIA)
(4 horas-aula) Vírgula e ponto e vírgula: meu objetivo é fazer que você aprenda de uma vez por todas esses sinais de pontuação.
(1 hora-aula) Aprenda técnicas para deixar suas minutas gostosas de ler. Quando a escrita possui ritmo, o leitor lê o texto não apenas por obrigação, mas por prazer. Ritmo é a principal qualidade de toda produção textual de qualidade.
Curso ON-LINE com exercícios elaborados com base em peças jurídicas REAIS + 1 ano
de acesso!
A fim de escrever bons projetos de sentenças e de acórdãos, você deve dominar o assunto sobre o qual vai escrever, saber a estrutura desses documentos e onde colocar cada campo, buscar clareza na exposição das ideias, dizer muito com poucas palavras, saber abrir parágrafos para arejar o texto, imprimir ritmo nele e escrever de forma simples. Neste Curso você aprenderá várias técnicas de escrita para alcançar essas habilidades.
Aprenda com quem faz! O Prof. Osvaci Jr. foi assessor de gabinete por 12 anos.
*Cada inscrito poderá compartilhar o curso com mais
uma pessoa.
*Cada inscrito poderá compartilhar o curso com mais uma pessoa.