Em muitos casos, ao escreverem siglas por extenso, recomendo que vocês usem iniciais minúsculas O texto fica mais agradável de ser lido, e não existe nenhum empecilho para tanto.
Usem iniciais minúsculas mesmo que o nome por extenso venha seguido da sigla com iniciais maiúsculas entre parênteses.
Assim:
“A ré disse que a ausência de pagamento do imposto predial e territorial urbano (IPTU) ensejou a propositura de execução fiscal”.
(E não “Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)”).
“O boletim de ocorrência (BO) demonstra tão somente que o agravado prestou declarações na delegacia” (E não “Boletim de Ocorrência (BO)”).
“Aduz que no momento da aposentadoria realizou saque dos valores depositados em sua conta do fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS)”.
“A vítima havia perdido seus documentos pessoais, dentre os quais seu cadastro de pessoa física (CPF)”.
“O nome da autora foi inscrito no serviço de proteção ao crédito (SPC) por uma dívida que já estava paga”.
Iniciais maiúsculas em siglas por extenso somente deverão ser usadas quando nos referimos a nomes de instituições e sistemas governamentais, de empresas, de códigos de lei, enfim, a nomes inequivocamente próprios:
“Foi proposta ação contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”.
(E não “instituto nacional do seguro social (INSS)”).
“O Sistema Único de Saúde (SUS) delegou aos Estados a administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados à saúde”.
“O cheque foi devolvido pelo motivo 11 (insuficiência de fundos), conforme classificação do Banco Central (Bacen)”.
O recado de hoje é este então: não é o fato de a sigla ser composta de letras maiúsculas que obrigatoriamente o nome por extenso terá as iniciais maiúsculas.
Em outras palavras, não é porque “IPTU” é escrito em maiúsculas que “Imposto Predial e Territorial Urbano” deve ser escrito assim.
Se fosse para seguir esse raciocínio, também teríamos de escrever “Banco central” (com “c” minúsculo), pois a sigla é “Bacen”.
A regra para escrever a sigla não se confunde com a escrita do nome por extenso.