
Conjunções “além disso”, “ademais”, “demais”, “demais disso” e “ao demais”
Conheça nosso instagram
Pessoal, a conjunção “além disso” pode ser substituída pelas também conjunções “ademais”, “demais”, “demais disso”, “ao demais”, entre outras.
Dessa forma, tanto está correto escrever assim:
“O réu impugnou os fundamentos da inicial, alegando, preliminarmente, a ocorrência de prescrição.
ALÉM DISSO, asseverou que a demandante não é parte legítima para ajuizar a ação revisional”.
Quanto assim:
“O réu impugnou os fundamentos da inicial, alegando, preliminarmente, a ocorrência de prescrição. ADEMAIS, asseverou que a demandante…”.
“O réu impugnou os fundamentos da inicial, alegando, preliminarmente, a ocorrência de prescrição. DEMAIS, asseverou que a demandante…”.
“O réu impugnou os fundamentos da inicial, alegando, preliminarmente, a ocorrência de prescrição. DEMAIS DISSO, asseverou que a demandante…”.
“O réu impugnou os fundamentos da inicial, alegando, preliminarmente, a ocorrência de prescrição. AO DEMAIS, asseverou que a demandante…”.
Respondendo à pergunta do post, como a conjunção “ademais” tem como único significado “além DISSO”, a expressão “ademais DISSO” está errada, pois é redundante.
Já a palavra “demais” significa não apenas “além disso”, mas “em excesso”, “demasiado”, “restante”, de modo que pode ser seguida pelo pronome “disso” sem provocar redundância.
A expressão do post errada é, portanto, “ademais disso”.
Fica a dica!