Descrição
Escrita Jurídica Profissional
para Advogados
Quando redige uma peça, o profissional da advocacia precisa persuadir o leitor daquilo que escreve. Deve, assim, possuir domínio sintático, justificar as escolhas semânticas e ter controle pragmático do contexto, no sentido de conhecer o leitor e convencer seu espírito.
Nessa perspectiva, não há dúvidas de que a boa escrita é elemento de persuasão/argumentação.
Uma petição inicial bem elaborada, para cuja compreensão o esforço do leitor é mínimo, influencia na aceitação do próprio direito material perseguido, pois tende a fazer com que seu principal destinatário, o juiz, acate com mais facilidade aquilo que lê.
Mas escrever bem não se resume a seguir o purismo das regras da Gramática, muitas vezes não funcionais.
A fim de redigir boas peças, você deve, entre outras medidas, buscar clareza na exposição das ideias, dizer muito com poucas palavras, saber abrir parágrafos para arejar o texto e imprimir ritmo nele.
De nada adianta o(a) advogado(a) saber a diferença entre complemento nominal e adjunto adnominal, se não sabe que escrever BEM é um processo eminentemente ideológico, um jogo semiótico no qual sairá vencedora a parte que melhor compartilhar sua verdade com o leitor.
Este Curso foi elaborado com base nessa compreensão.
O que inclui:
– 18 horas de Curso presencial.
– Suporte individual por participante durante 1 mês a contar da data de finalização do Curso, com direito à correção de uma peça jurídica com feedback ao vivo e on-line durante esse período de 1 mês.
– Exercícios com textos extraídos de peças jurídicas reais.
– Apostila com todo o conteúdo do Curso e conteúdo extra.
– Coffee break.