• No products in the cart.

“(a)” ou “a)”?

Nesse post você vai aprender, como se escreve a preposição, Já me perguntaram se o correto é a forma “a)” ou “(a)”, nas enumerações. Confira

“(a)” ou “a)”?

Conheça nosso  instagram
É raro, mas já aconteceu de me perguntarem se o correto é a forma “a)” ou “(a)”, nas enumerações. Dito de outro modo, o correto é:
“Sustenta o autor, em suma, que: a) ……….; b) ……….; c) ……….; d) ………..”
ou:
“Sustenta o autor, em suma, que: (a) ……….; (b) ……….; (c) ……….; (d) ………..”?
Esse tipo de informação é dificílima de ser encontrada em algum lugar.
Procurei nos meus manuais de padronização e nada, procurei no Google e nada.
Fui encontrar alguma coisa só na gramática do Napoleão Mendes de Almeida, a qual, aliás, ainda que quanto a ela tenha lá as minhas reservas, fortemente recomendo a vocês.
Pois bem, nessa gramática do Napoleão é que fui aprender que o nome dessas “curvinhas” – “)” “(“ – é semicírculo, e, pasmem, são elas sinais de pontuação, assim como o são o ponto e a vírgula.
Denominamos de parênteses a união de dois semicírculos; um abre e outro fecha os parênteses. Informação interessantezinha, vai!
O autor em questão diz textualmente na referida obra:
“Servem ainda os parênteses para incluir um número (24), uma data (22 de agosto de 1939), uma letra (a), um asterisco (*)”.
E arremata com aquilo que nos interessa mais de perto:
“Se a letra inicia o período, para indicar os vários itens de um texto, basta o segundo semicírculo: a) – b) – c) –”.
Pronto. Tá aí um argumento de autoridade que, portanto, podemos seguir sem medo. Escrevam “a)”, “b)” em vez de “(a)”, “(b)”.
Percebam que o autor não chega a condenar a forma “(a)”, mas meu conselho é que vocês usem sempre “a)” mesmo, que polui menos o texto.
Era isso.
Assista aos meus vídeos no YouTube.
2021© Todos os Direitos Reservados | PROF. OSVACI JR. REDAÇÃO JURÍDICA.