• No products in the cart.

Como Dar Destaque à Informação sem Poluir o Texto Jurídico

No universo da redação jurídica, o uso excessivo de grifos como negrito, itálico, CAIXA-ALTA, e sublinhados é uma prática comum. Apesar de bem-intencionados, esses destaques acumulados podem tornar o texto visualmente cansativo, dificultando o convencimento do leitor — que, no caso, é o magistrado ou seu assessor.

 

Mas existe uma técnica simples e eficaz para destacar a informação mais importante: coloque-a no final da frase.

 

Por que o Fim da Frase É Estratégico?

A parte final de uma frase tem um peso natural. Isso ocorre porque, ao encerrar a leitura de uma sentença, o leitor tende a fixar a última ideia apresentada enquanto passa para o próximo trecho. Essa ênfase “natural” torna a informação mais memorável, eliminando a necessidade de grifos desnecessários.


Exemplos Práticos de Reescrita

  1. Frase Original com Grifo:

    “Uma vez que se cuida de DEVOLUÇÃO DE MONTANTE INDEVIDAMENTE SACADO, e não de pagamento de condenação, a restituição da importância não se condiciona à expedição de precatório.”

    Reescrita com Destaque no Fim:

    “A restituição da importância não se condiciona à expedição de precatório, uma vez que não se trata de pagamento de condenação, mas de devolução de montante indevidamente sacado.”

  2. Frase Original com Grifo:

    “Assim, porque o agravante não demonstrou o requisito da PROBABILIDADE DE PROVIMENTO DO RECURSO, não concedo a antecipação da tutela recursal.”

    Reescrita com Destaque no Fim:

    “Assim, não concedo a antecipação da tutela recursal porque o agravante não demonstrou o requisito da probabilidade de provimento do recurso.”

     

Vantagens de Evitar Grifos Excessivos

  • Leitura fluida: Um texto sem grifos acumulados é mais agradável e convida o leitor a prosseguir.
  • Organização visual: Um texto limpo comunica profissionalismo e clareza.
  • Ênfase natural: A posição estratégica da informação substitui a necessidade de “gritar” com o leitor através de destaques gráficos.

 

Quando Usar Grifos?

Os grifos devem ser reservados para informações absolutamente cruciais ou citações longas em que seja necessário chamar atenção para uma parte específica. E, mesmo nesses casos, escolha apenas um tipo de grifo — negrito, itálico ou sublinhado.

 

Conclusão

Destaque suas ideias de maneira eficaz colocando as informações relevantes no final das frases. Assim, você elimina a necessidade de grifos desnecessários e mantém sua escrita clara, profissional e persuasiva. Afinal, o objetivo principal de uma peça jurídica é convencer, e um texto limpo é sempre mais convincente.

 

 

Assista aos meus vídeos no Youtube

Me siga no Instagram

Compre o E-book Guia de Redação Jurídica

20 de novembro de 2024
2021© Todos os Direitos Reservados | PROF. OSVACI JR. REDAÇÃO JURÍDICA.