“Feita a proposta de conciliação, ela foi rejeitada”. Ela?
Conheça nosso instagram
Essa foi exatamente a pergunta que recebi de um seguidor.
Achei a dúvida bastante interessante e resolvi trazê-la para cá.
Bom, a confusão tem origem terminológica.
Aprendemos na escola que “eu”, “tu”, “ele(s)”, “ela(s)”, “nós” e “vós” são pronomes PESSOAIS do caso reto.
Daí a pensar que “ele(s)” e “ela(s)” só se referem a pessoas é um pulo só.
Mas não.
É que “pessoais” aí tem a ver com pessoa “gramatical”, que é a relação havida entre a linguagem e os seres, animados ou inanimados.
Os pronomes de terceira pessoa gramatical (ele(s)/ela(s)) representam as pessoas de que falamos, e “pessoas” naquele sentido gramatical de “seres”.
É bem verdade que as demais pessoas gramaticais (eu, tu, nós e vós) realmente só se referem a seres humanos; mas as de terceira, não.
Os pronomes “ele(s)” e “ela(s)” podem se referir tanto a seres humanos (emprego mais frequente) quanto a coisas, situações, conceitos e animais.
Não se aplica aqui a regra do inglês, em que “he” e “she” referem-se apenas a seres humanos (essa é, aliás, outra origem da confusão).⠀
Todas as frases abaixo estão, portanto, CORRETAS quanto ao emprego do pronome pessoal:
⠀
⠀“Feita a proposta de conciliação, ELA foi rejeitada.”
⠀“Ao alegar cerceamento de defesa, o demandante limitou-se a dizer que enviou a precatória pelos Correios e que ELA não foi remetida à comarca deprecada.”
⠀“Os boletos recebidos pela autora inviabilizavam que ela efetuasse o pagamento mesmo discordando do valor, pois ELES foram enviados após a data de vencimento.”
⠀“Relataram que deveriam receber o imóvel em abril de 2012 ou maio de 2013, mas que até o momento ELE não foi entregue.”
⠀
Reparem que, em relação às duas primeiras frases, o “ela” poderia ser substituído pelo demonstrativo “esta” (substituição que prefiro).
Quanto às duas últimas, todavia, a substituição por “estes” e “este”, respectivamente, não é possível, pois as palavras “boletos” e “imóvel” estão longe demais para que os demonstrativos possam ser usados.
Nesses casos, os pessoais “eles” e “ele” é que devem ser empregados mesmo.