Os autos estão em apenso”. Em apenso?
Conheça nosso instagram
Já faz um tempo, lendo um artigo do Professor José Maria da Costa, encontrei uma explicação bem bacana sobre a expressão “em anexo”, que todos nós temos como correta.
Para nós, a frase “seguem em anexo as tabelas” não contém erro gramatical nenhum.
E não contém mesmo.
Eu, todavia, não gosto da estrutura “em anexo”.
É que no mencionado artigo o professor trouxe ensinamentos de vários gramáticos (Domingos Cegalla, José de Nicola, Ernani Terra entre outros) os quais defendem que, à exceção do “em branco”, é impossível na língua portuguesa locuções adjetivas formadas por “em” + “adjetivo”, tal como o “em anexo”.
Isso porque, para eles, em português somente são aceitas locuções adjetivas compostas de preposição mais substantivo (amor de mãe, homem sem coragem), nunca preposição mais adjetivo.
Achei convincente a justificativa e, a partir de então, passei a não usar mais a estrutura “em + adjetivo” nos meus textos.
Assim, em vez de escrever “seguem EM ANEXO as tabelas”, emprego somente o respectivo adjetivo, que deve concordar em gênero e número com o substantivo: “seguem ANEXAS as tabelas”.
E, vejam, não é somente porque achei convincente a justificativa que abandonei aquela estrutura, mas também porque, na minha opinião, a forma contendo apenas o adjetivo puro soa melhor, mais vernácula. Comparem:
⠀
⠀“Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições EM CONTRÁRIO.”
⠀“Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições CONTRÁRIAS.” (prefiro)
⠀“Os autos da cautelar estão EM APENSO.”
⠀“Os autos da cautelar estão APENSOS.” (prefiro)
⠀“Se assim fosse, a questão ficaria EM SUSPENSO até segunda ordem.”
⠀“Se assim fosse, a questão ficaria SUSPENSA até segunda ordem.” (prefiro)
⠀
Concordam que a forma que traz apenas o adjetivo soa melhor?
Deixem sua opinião nos comentários.
Por falar em “suspenso”, é curioso que naturalmente todos escrevemos “os prazos estão suspensos”, e não “os prazos estão em suspenso”, mas alguns veem problema em “os autos estão apensos”.
Vai entender!
Apenas lembrando que a estrutura “em + adjetivo” não é unanimemente considerada errada pelos gramáticos.
Por hoje é isso.