• No products in the cart.

Uma dica daquelas para redigir enumeração

Hoje vou dar uma dica bacana para tornar o texto de vocês agradável de ser lido. Entenda como redigir enumeração

Uma dica daquelas para redigir enumeração

Conheça nosso  instagram

Hoje vou dar uma dica bacana para tornar o texto de vocês agradável de ser lido.

Muitos gostam – e eu acho bom que assim seja, por deixar o texto mais organizado – de nas peças enumerar teses, argumentos e pedidos para que o leitor tenha exata e resumida compreensão do que está sendo pleiteado ou sustentado.

Ocorre que, quando assim o fazem, acabam por vezes escrevendo estruturas sem paralelismo, o que não raro torna o texto bagunçado, ainda que não gramaticalmente errado.

Vejam, por exemplo, a seguinte enumeração:

⠀“O apelante sustenta: a) o reconhecimento da abusividade e ilegalidade na cobrança dos juros; b) que seja descaracterizada a mora e o esbulho; e c) que seja determinada a imediata devolução do veículo.”

Reparem que o item “a” começa com “o” (“o” reconhecimento), mas os itens “b” e “c” começam com “que” (“QUE seja descaracterizada” e “QUE seja determinada”). Isso significa que à enumeração falta paralelismo.

Ela está gramaticalmente correta?

Sim, mas para deixá-la mais agradável ao leitor, é de bom tom que façamos uma estrutura paralela, na qual os itens começam de uma mesma forma.

Assim:

⠀“O apelante sustenta: a) o reconhecimento da abusividade e ilegalidade na cobrança dos juros; b) a descaracterização da mora e do esbulho; e c) a determinação da imediata devolução do veículo.”

Perceberam?

Agora todos os itens da enumeração começam com artigo definido seguido de substantivo (“o reconhecimento”, “a descaracterização”, “a determinação”).

Quando o texto é escrito assim, diz-se que apresenta paralelismo.

Observem que a estrutura também apresentaria paralelismo se redigida do seguinte modo, com os itens começando com “que”:

⠀“O apelante sustenta: a) que há abusividade e ilegalidade na cobrança dos juros; b) que seja descaracterizada a mora e o esbulho; e c) que seja determinada a imediata devolução do veículo.”

Quando a gente começa a se preocupar com esses detalhes, nosso texto tende a ficar mais bem-escrito e, consequentemente, mais gostoso de ser lido.

Era isso.

Assista aos meus vídeos no YouTube.
2021© Todos os Direitos Reservados | PROF. OSVACI JR. REDAÇÃO JURÍDICA.