• No products in the cart.

supra, supracitado

Exemplos contextuais saiba a diferença. supracitado ou supra citado, ou ainda, supracitado? Hoje vamos falar sobre qual deles o professor Osvaci Júnior recomendo

supra, supracitado

Conheça nosso  instagram
Hoje estou passando para dar uma dica rápida, mas acho que irão gostar.
Antes, um alerta: como quase tudo relacionado ao acordo ortográfico, há controvérsia sobre a grafia de algumas palavras apresentadas neste post, controvérsia muitas vezes derivada do equivocado entendimento de alguns de que se a palavra não está no Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) ela não existe.
As grafias indicadas neste post são aquelas que eu adoto.
Sigamos.
A palavra “supra”, advérbio usado para indicar ao leitor trecho da mesma página, mais acima, ou de páginas anteriores, é escrita em itálico, pois palavra latina. Vejam: “Os depoimentos supra demonstram que o réu sabia da existência da inscrição indevida” (certo, “supra”em itálico).
“Portanto, nos termos da fundamentação ‘supra’, dá-se provimento ao recurso” (certo, “supra” em itálico).
Interessante que se o termo “supra” funcionar como prefixo, formando uma palavra, esta NÃO vem em itálico:
“Esse entendimento coaduna-se com a lição doutrinária supracitada”.
“Conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, representada pelos precedentes suprarreferidos,…”.
Peço a atenção de vocês para a grafia. Como acabamos de ver no exemplo acima, se o prefixo “supra” vier seguido de palavra que começa com “r”; ou “s”; duplicam-se estas consoantes (“suprarreferido”,”suprassumo”).
Seguido de qualquer outra consoante, à exceção do “h”, o prefixo acopla-se à palavra seguinte (supramencionado, supracitado, suprafundamentado).
Apenas em duas hipóteses o “supra” será seguido por hífen: quando a palavra seguinte começar por “a” (supra-alegado, supra-argumentado) ou por “h” (supra-humano).
Era isso.
Assista aos meus vídeos no YouTube.
28 de maio de 2022
2021© Todos os Direitos Reservados | PROF. OSVACI JR. REDAÇÃO JURÍDICA.