• No products in the cart.

Colocando ordem no texto jurídico

Quer saber como escrever bem, cuidado com a ordem do texto jurídico, afinal, o magistrado vai precisar de um bom artigo para decisão

Colocando ordem no texto jurídico

Conheça nosso  instagram
Alerto para o cuidado que devemos ter para não subordinar ou coordenar orações indevidamente, que é o que ocorre quando não prestamos atenção na escrita ou não conhecemos bem esses processos sintáticos, desordenando o texto.
Vejam, por exemplo, a seguinte frase:
“Assim, provado que a alimentanda, embora conte 19 anos de idade, ainda está cursando ensino superior, deve ser mantida a obrigação alimentar”.
Observem que a oração “embora conte 19 anos de idade” não se subordina ou se subordina mal à oração “ainda está cursando ensino superior”.
Isso porque 19 anos é a idade com que geralmente se entra na faculdade, de modo que a oração introduzida pelo “embora” está fora de ordem.
Corrigir para:
“Assim, provado que a alimentanda está cursando ensino superior, deve ser mantida a obrigação alimentar, embora conte ela 19 anos de idade”.
“Sustentam que residem no imóvel objeto da ação de execução ajuizada pelo embargado, motivo pelo qual é ele impenhorável, por constituir bem de família”.
Confuso. O imóvel é impenhorável porque residem nele ou porque constitui bem de família?
Corrigir para:
“Sustentam que residem no imóvel objeto da ação de execução ajuizada pelo embargado, o qual, por constituir bem de família, é impenhorável”.
“A ré age como instituição financeira, o que não lhe é permitido, pois cobra encargos abusivos dos autores”.
Vejam que a oração introduzida por “pois” está deslocada.
Corrigir para:
“A ré age como instituição financeira, pois cobra encargos abusivos dos autores, o que não lhe é permitido”.
Era isso.
Assista aos meus vídeos no YouTube.
2021© Todos os Direitos Reservados | PROF. OSVACI JR. REDAÇÃO JURÍDICA.