• No products in the cart.

Frases para começar uma redação ou parágrafos

Confira frases para começar uma redação ou conectar parágrafos. Ideias de frases para desenvolvimento de redação jurídica e exemplos pra usar

Frases para começar uma redação ou parágrafos

Conheça nosso  instagram
Vez ou outra recebo esta pergunta: “Professor, tenho muita dificuldade em começar parágrafos, você tem exemplos de  frases para iniciar uma redação ou de conectivos?”.
Primeiramente, sinto decepcioná-los, mas não existem frases ou conectivos próprios para começar parágrafos.
Além disso, eu sei que quem faz esse tipo de questionamento gostaria de ouvir de mim: “Sim, tenho exemplos, lá vai:
“Não se pode olvidar…”, “Como se pode notar…”, “Outrossim,…”, “É bem verdade que…”, “Não há falar em…”, “É de ser relevado…”, “Convém ressaltar…”, “Cumpre assinalar que…”, “É importante destacar, ainda,…”.
Inegavelmente, ocorre que eu seria extremamente irresponsável se fizesse tal recomendação, pois não basta indicar frases e expressões para começar parágrafos, porquanto, isso é simplista demais. Então, é preciso saber empregá-las.
A verdade é que se houvesse um rol de frases e expressões, é quase certeza que vocês, felizinhos, jogariam desavisadamente no texto um: “É importante destacar, ainda,…”.
Ora, mas somente poderão começar o parágrafo dessa forma se, NO TEXTO DE VOCÊS, realmente for importante DESTACAR algo e, mais, se no texto efetivamente alguma outra ideia já tenha sido destacada, conquanto, de modo que seja possível o uso do “AINDA”.
Percebem como a questão não é tão simples assim?
Viram como eu estaria sendo irresponsável se lhes oferecesse (como se fosse possível) uma lista mágica com expressões para começar parágrafos?
Então, não é para saírem colocando um “Convém ressaltar” no início do parágrafo se, na verdade, não estiverem ressaltando nada!
Uma excelente dica que posso dar é: aos poucos, comecem a não usar bengalas (aquelas frases e expressões) no início dos parágrafos.
Em vez de escreverem “Outrossim, o benefício previdenciário foi deferido em…”, escrevam direto “O benefício previdenciário foi deferido em…”.
Aliás, vocês verão como a peça ganhará um quê de profissional. Façam o teste.
Quando se derem conta, estarão usando bengalas apenas quando elas forem de fato necessárias.
E, eu tô de olho em vocês! Pensam que eu não sei que muitos ficaram animadinhos com o rol do terceiro parágrafo? Aiaiai!?
Assista aos meus vídeos no YouTube.
2021© Todos os Direitos Reservados | PROF. OSVACI JR. REDAÇÃO JURÍDICA.