• No products in the cart.

Como se escreve [sic]?

Hoje vamos aprender qual a maneira correta de usar sic na redação jurídica. Nunca use “sic” nos textos , seja em itálico, entre colchetes.

Como se escreve [sic]?

Conheça nosso  instagram
Um aluno me perguntou qual a maneira correta de escrever “sic”: se em itálico, entre parênteses ou colchetes.
Essa expressão é usada para dizer ao nosso leitor que os erros gramaticais na citação que transcrevemos constam do original. “Sic” é redução para “sic erat scriptum”, “assim estava escrito”, em português.
Bom, respondi dizendo que a forma correta é “[sic]”, com o “sic” em itálico.
Ocorre, porém, que com essa pergunta do aluno me vi obrigado a fazer um alerta a vocês.
Isso porque é extremamente deselegante e, diria até, audacioso usar “sic”, não somente em peças jurídicas, mas em qualquer tipo de texto.
Deselegante porque com o “sic” você está apontando erro de outrem (acho que se é para apontar que se aponte coisa boa).
Audacioso porque, uma vez que você usa um “sic”, subentende-se que sua peça está uma perfeição gramatical só, que parece até que foi escrita pelo Rui Barbosa. E sabemos que isso nem sempre ocorre, não é?
Meu conselho então é: NUNCA usem “sic” nos textos, seja em itálico, entre colchetes ou parênteses.
Mas, Professor, se eu fizer uma citação com erro sem usar “sic”, não corro o risco de o meu leitor achar que o erro foi meu, que houve descuido na minha redação?
Não. Primeiramente, se no texto transcrito houver apenas um, dois ou três erros, corrija-os! Se estiver escrito “suspenção”, corrija para “suspensão”; “contrarazões”, para “contrarrazões”.
Você não estará cometendo nenhum atentado contra a ética e a moral fazendo isso, e é muito melhor do que colocar um grosseiro “sic”, isso eu garanto.
Suponhamos agora que o texto que vocês estão transcrevendo está recheado de erros, de todo tipo.
Bom, nesse caso vocês irão transcrever exatamente como está no original, sem o “sic”. Não se preocupem, o leitor não irá pensar que os erros são de vocês, justamente pela grande quantidade deles.
Era isso.
Assista aos meus vídeos no YouTube.
2021© Todos os Direitos Reservados | PROF. OSVACI JR. REDAÇÃO JURÍDICA.